27 março 2011

PESCADORES DE MATOSINHOS, PERCURSO DE LUTA

Década dos anos 60, e em Abril de 1970, desenvolve-se uma vitoriosa greve dos pescadores das traineiras de Matosinhos.
Durante 87 dias (1 de Abril a 26 de Junho) se mantiveram em luta, contando com o apoio dos trabalhadores de todo o país. Tendo obtido a satisfação total das sua reivindicações.
Esta luta marcou um passo em frente na organização da classe operária em Portugal.
Também em Junho de 1974, os pescadores das traineiras lutaram e conquistaram aumento de salário e melhores condições de trabalho.
O governo na época, numa tentativa de dividir os pescadores, requisitou um barco Russo para descarregar sardinha em vários locais.






25 março 2011

MULHERES NA LUTA DE LIBERTAÇÃO - GUINÉ BISSAU


Titina Sila  (1943 - 1973)

Assassinada quando estava a caminho do funeral de Amílcar Cabral, líder da guerrilha guineense pró-independência.
Era militante do PAIGC e uma das mulheres que combateram na luta pela Independência da Guiné Bissau, do jugo português.
Em sua homenagem o " Dia Nacional da Mulher Guineense " é celebrado no dia 23 de Janeiro - data da morte de Titina Sila.

23 março 2011

A INVENÇÃO DO AMOR - DANIEL FILIPE (Poesia)

Poeta e jornalista, Daniel Damásio Ascensão Filipe nasceu em 1925, na ilha da Boavista, em Cabo Verde.
Ainda criança, veio para Portugal, e aqui fez os estudos liceais. Combateu a ditadura salazarista, sendo perseguido e torturado pela PIDE.
Co-director dos cadernos 'Notícias do Bloqueio´, colaborou tambem assiduamente na revista 'Távola Redonda' e realizou, na Emissora Nacional, o programa literário 'Voz do Império'.
Daniel Filipe iniciou a sua actividade literária em 1946 com 'Missiva', seguindo-se 'Marinheiro em Terra' (1949), 'O Viageiro Solitário' (1951), 'Recado para a Amiga Distante' (1956), 'A Ilha e a Solidão' (1957) – Prémio Camilo Pessanha; o romance 'O Manuscrito na Garrafa' (1960), 'A Invenção do Amor' (1961) e 'Pátria, Lugar de Exílio' (1963).
Assim como, 'Canto e Lamento da Cidade Ocupada' e 'Morna'.

Faleceu em 1964 em Cabo Verde.






















( Com os devidos créditos, de Daniel Filipe "Invenção do Amor" (2ª edição), da "EDITORIAL PRESENÇA" 1972 )

21 março 2011

" LA ROSA ROJA " (A Rosa Vermelha) CHILE


Gladys Marín Millie - Nacionalidade chilena, foi professora, deputada, presidente e Secretária Geral do Partido Comunista do Chile.
Sobretudo, foi uma grande mulher lutadora e consequente com os seus ideais até às últimas horas de sua vida.
Gladys, nasceu a 16 de Julho de 1941, e faleceu em sua casa em Lo Caña, em 6 de Março de 2005.

19 março 2011

UM POVO ACTUALMENTE TRISTE

AUTISMOS - por Fernanda Câncio







Na terça-feira, o PR fez um discurso em que apresentou os soldados da guerra "do Ultramar" como exemplo, pela sua "coragem, desprendimento e determinação", para os jovens de hoje. A coragem, o desprendimento e a determinação de quem era obrigado, num regime ditatorial, a ir para uma guerra condenada pela ONU. O discurso inclui ainda uma saudação "de especial apreço" aos "militares de etnia africana que lutaram ao nosso lado" - vincando assim a divisão clara que existe na cabeça de Cavaco entre "nós", os "brancos" (de etnia europeia?!), portanto os portugueses, e os negros, que teriam então, de acordo com tal lógica, lutado do lado que não era o deles.
Qualquer que seja a opinião sobre o que Cavaco disse - sendo infelizmente possível que muita gente aplauda - é inegável ser a primeira vez que um PR da democracia apresenta a guerra colonial como uma gesta a imitar, e assume tão claramente o seu racismo (não há outra palavra, e tenho mesmo pena). Mas durante todo o dia ninguém nas TV, rádio e jornais online parece ter-se dado disso conta. A maioria das notícias que veicularam o discurso tinham aliás como título referências à actual crise política e ao facto de o PR não a comentar. Este silêncio noticioso explica em parte a quase total ausência de reacções institucionais (excepção para o BE, com Louçã a escrever uma crítica contundente no Facebook). As primeiras peças sobre o assunto só surgiriam na quarta - e isso apesar de desde o início da tarde de terça blogosfera, Twitter e Facebook terem explodido em censuras ao discurso.
Muito há a dizer sobre o que Cavaco disse; mas por mais grave que seja, e para mim é, a gravidade do autismo jornalístico assim exposto surge-me bem pior. Alheios a tudo o que não seja a superficialidade artificial da guerrilha político-partidária, os jornalistas são cada vez mais incapazes de perceber o que vêem e ouvem. Vão para os sítios com guião: "Vê se ele comenta não sei quê/responde a não sei quem." Pensamento zero. Interpretação e reflexão, nada. E isso, é preciso dizê-lo, contamina a actividade política e a sociedade em geral. Explica em parte que, perante mais um pacote de medidas gravosíssimas que incluem, incrivelmente, o congelamento das pensões mais baixas, não tenhamos tido, da parte do Executivo, uma fundamentação, quantificada e justificada (Quanto vale esse corte? Por que raio se corta aí e não noutro lado?) dessa proposta; explica que na sua entrevista o PM não tenha sido questionado sobre tal.
Não explica, claro, que não tenha ele próprio percebido que era sobre isso, e não sobre o que o PSD faz ou deixa de fazer, que o queríamos ouvir; não explica que não tenha começado por assegurar aos portugueses que entende a sua revolta e amargura (expressas nas manifs de sábado) e as tem em consideração.
É uma escolha, isto de fazer da política uma bulha de sound bites, insultos, perdigotos e claques. É isso que queremos?

( com a devida vénia e créditos, a transcrição do publicado no "Diário de Noticias" em ´Opinião´ , da autoria de Fernanda Câncio. 18 Março 2011 )

18 março 2011

16 março 2011

CARTA AO "CONSELHO DA REVOLUÇÃO" - JANEIRO 1976


Carta (23 Janeiro de 1976) dos militares presos em consequência dos acontecimentos de 25 de Novembro de 1975, ao 'Conselho da Revolução' .
Militares dos três ramos das Forças Armadas, presos em Custóias, Santarém e Caxias.
















15 março 2011

13 março 2011

GUERRA COLONIAL, AINDA INFLUÊNCIA CONSCIÊNCIAS

Guerrilheiro da FRELIMO em questão

Amigos!
Sou um velho jornalista do Porto que vos vem convidar a visionar uma história de guerra por mim vivida há mais de 40 anos, em Tete, Moçambique, e que ainda está à espera de conhecer um epílogo: procuro um ex-guerrilheiro da Frelimo para lhe dar um abraço e devolver-lhe algo que lhe pertence.
Se gostarem conforme espero, nesse caso peço-vos por favor que divulguem o episódio pelos vossos contactos. Há um conjunto de razões com raízes fundas em mim que me levam a fazer-lhes este pedido.
( obs. este é o texto que acompanha a divulgação do vídeo de Jaime Froufe Andrade, na Net )


O editor deste Blog deseja que o sonho de Jaime Andrade, se possa concretizar com os efeitos morais consequentes.

06 março 2011

MOÇAMBIQUE - A PIDE EM 1974


( Em boletim da AEPPA 'Associação de Ex-presos Politicos Antifascistas' de Setembro de 1974 )

GUINÉ BISSAU - " Tuga Chora "


( Música de intervenção em Guné Bissau e Cabo Verde, no decorrer da guerra colonial, fins de anos 60 )

RADIO BEIJING - Recortes


( Recortes em papel de seda muito fino, enviado p'le Radio Pequim, aquando a confirmação da recepção da Emissora. )

04 março 2011

PAN-AFRICANISMO



( Texto em: " Principios de Pan-Africanismo " de Charles Olapido Akinde.
  Editorial African Studies )