03 março 2011

BERNADETTE DEVLIN - Irlanda do Norte









" Nós não procuramos a todo custo a reunificação da Irlanda. Para nós, o Governo de Dublin vale mais do que o de Belfaste. O que nós procuramos é a justiça. É por isso que é necessário acabar com o Governo de Belfast, que desde há cinquenta aqnos só se preocupa com uma coisa: fazer a felicidade dos protestantes em detrimento dos pobres, quer estes sejam católicos ou protestantes ".

( Declaração tambem feita nos E.U.A em 1969 de Bernadette Devlin)

GLOSSÁRIO:

De Valera, Eamonn - Nasceu em 1882, em Nova Iorque. Filho de pai espanhol e mãe irlandesa, foi educado na Irlanda. Participou na Revolta da Páscoa (1916), comandando um batalhão de voluntários. Capturado pelos ingleses, foi condenado à morte, não chegando a ser executado devido às suas ligações com os EUA.
Preso ainda mais duas vezes, funda o Fianna Fáil e acaba por ser primeiro ministro e presidente da República da Irlanda.


Devlin, Bernadette - Deputada no Parlamento britânico aos 22 anos, é considerada uma nova Joana d'Arc pelos católicos de Ulster, e uma enviada do Diabo pelos protestantes irlandeses. Condenada a seis meses de prisão (foi considerada culpada por incitamento à violência), começou a cumprir em 27 de Junho de 1970.


Domingo Sangrento - Irlanda , 30 de Janeiro de 1972, em que morreram 13 civis na cidade de Derry.



( Fontes: " Publicações Dom Quixote ", Carlos  Filipe, e Net )

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

O que foi feito dela?