10 dezembro 2010

Outros Dezembros

Dezembro, 1942 - Batalha de Estalinegrado. Grande vitória do Exército Vermelho e do Povo russo sobre as tropas nazis de Hitler. Depois de invadirem cobardemente o território da União Soviética, as tropas de Hitler foram avançando sobre os principais centros, até serem esmagados e obrigados à retirada na batalha de Estalinegrado.
A partir daí o Exército Vermelho passou à ofensiva, libertou todo o território. A batalha de Estalinegrado é por isso muito justamente considerada uma grande vitória do Povo soviético e dos povos do mundo em luta contra a besta nazi.

Dezembro, 6 / 1937 - Esta data marca a corajosa luta dos camponeses de Arouca contra a GNR e os fiscais da Região dos Vinhos Verdes. Aconteceu que foi criada uma Lei que obrigava a cortar as videira de vinho americano nesta região de vinhos verdes, com o fim de esmagar os camponeses pobres que possuiam quase só vinho americano.
O Povo, ao toque do sino, enfrentou a Guarda, aonde muitos camponeses foram presos pela Pide, além de muitos mortos de lado a lado.
Esta luta, não foi vitoriosa por falta de organização popular.

Dezembro, 23 / 1972 - Cento e cinquenta operários revolucionários invadiram o supermercado "VILLARES" no Porto, apropriando-se de géneros alimentares no valor de dezenas de contos, que foram destribuidos à população, ao mesmo tempo que gritavam "Abaixo a guerra colonial", "Abaixo a exploração capitalista" e destribuiram um panfleto justificando aquela acção: "Abaixo o natal burguês - a festa àqueles que trabalham".

Destas formas se vivia o Natal em diferentes épocas.

Sem comentários: