07 outubro 2010

Presos Políticos - Ódio cego do fascismo e colonialismo

Agosto de 1973 - Circular da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos

Verifiquem o nome, nacionalidade, profissão, idade das pessoas e adolescentes, que de alguma forma se opunham ao regime fascista e colonialista em Portugal, mesmo só pelo chamado delito de opinião.
Não faz lembrar nada ?

PIDE-DGS uma polícia politica, altamente produtiva ao serviço dos "senhores" da Pátria, da qual o povo não tinha direito a partilhá-la e obrigado a oprimir outros povos.

Recordam-se do Dr Domingos Arouca ? Eles tambem tinham um ódio de estimação pela intelectualidade africana, que o digam alguns dos estudantes africanos que cá estavam a estudar.


A actividade do tribunais plenários era intensa, e à falta de melhor, nas colónias funcionavam os tribunais militares.
"No dia 5 de julho o Tribunal Militar do Porto deu a ...."
O trabalho era tanto, que os tribunais militares supriam as lacunas, tudo funcionava em pleno para defesa do sistema. Além da não menos activa Policia Judiciária(?)Militar da época.

No mundo do trabalho, estudantil ou militar, a acção da polícia política portuguesa, PIDE-DGS era implacável na repressão de qualquer ideia progressiva, mesmo as induzidas pela religião cristã.


Há ainda nos tempos de hoje paladinos salazarentos, dos resultados aparentes do fascismo português, procurando esconder e minimizar, os feitos daqueles que lutaram pela Liberdade, tanto em Portugal, como nos países que eram então suas colónias

Sem comentários: