20 outubro 2010

Santos da Casa

Como o conhecia com vinte anos, um amigo, companheiro, camarada ?
Ou já um militante Professor ou Dr. ?
Personalidade conversiva, voz forte (um pouco arranhada) e firme. Discurso dialecticamente  estruturado e como tal pouco claro ao comum dos mortais.
Mais observador do que cooperante nas (ou das) generalidades.
Humor sarcástico,  sempre fiel às suas convicções, que as suas leituras denunciavam.
Habitualmente com o casaco preto de cabedal, cabelo solto e farto, ar atlético, qual condutor de massas.
Já se passaram 40 anos e não o vi mais em pessoa, a não ser à poucos anos numa sessão de desenhos animados da ‘A R’ na televisão portuguesa.
Desconhecia a sua faceta de escritor (ou ensaísta ) até que me deparei com a sua foto num livro.
Neste caso “ Pessoas, animais e outros que tais ” e intuitivamente, conhecendo remotamente Pedro Baptista (com p), tive curiosidade em saber em que classe me incluía adquirindo o livro para o ler.
Sem denunciar a minha conclusão, não me desiludiu, mas conclui que a metamorforse  é um vírus de livre propagação, sem no entanto deixar de gostar do que li. Foi agradável para o meu cérebro pensante, apesar de não ter nada contra o Free Jazz.
Posteriormente fiz a leitura do “ Sporá ” e... eurecka!.
Um abraço Pedro Baptista.

*    PESSOAS, ANIMAIS E OUTROS QUE TAIS
Editora: Campo das Letras – colecção: Instantes de Leitura
*    SPORÁ
Editora: Edições Afrontamento – colecção: Fixões/41

Sem comentários: