05 abril 2011

SALGUEIRO MAIA 1944 - 1992 Abril

SALGUEIRO MAIA que morreu a 4 de Abril de 1992 . (n. 1944) foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução do dia 25 de Abril de 1974.
Nessa madrugada, foi da seguinte forma que se dirigiu aos seus homens , na parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém:


"Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vem para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!"

Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas da forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente. Depois seguíram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura.
Foi Salgueiro Maia quem comandou a coluna de blindados que, vinda de Santarém, montou cerco aos ministérios do Terreiro do Paço forçando, já no final da tarde, a rendição de Marcelo Caetano, no Quartel do Carmo. Salgueiro Maia escoltou Marcelo Caetano ao avião que o transportaria para o exílio no Brasil.

Sem comentários: